Sobre o uso de adesivos refletivos

COMUNICADO – BR MOTORSPORT
CNPJ: 08.383.758/0001-68

A BR Motorsport, importadora e distribuidora oficial da marca NORISK, comunica aos seus clientes e consumidores que, em conformidade com a Resolução 203 de 29/09/2006 do CONTRAN, passou a ser obrigação da empresa vendedora de capacetes a prévia fixação dos adesivos refletivos mencionados na norma de trânsito, o que sempre foi rigorosamente cumprido pela BR Motorsport. Embora seja improvável, existe a possibilidade teórica de que ainda haja algum capacete novo no estoque de algum revendedor ou em uso pelo consumidor final. Assim, caso o consumidor venha a adquirir ou tenha adquirido qualquer CAPACETE NORISK sem a fixação dos adesivos refletivos, fica desde já convocado a entrar em contato com a sede da BR Motorsport, na Alameda Tocantins, nº 764, ou pelo telefone (11) 2666-2999, ou ainda, pelo e-mail sac@brms.com.br, para que os adesivos que acompanham os capacetes vendidos antes de setembro de 2006 sejam fixados e/ou fornecidos para adequação à lei.

Dúvidas sobre o capacete

Qual é o procedimento de limpeza e manutenção de meu capacete?

Casco: Para conservação e limpeza, lavar somente com sabão neutro e água, deixando secar a temperatura ambiente, no caso do casco, poderá ser utilizado para polimento final, cera automotiva com o auxilio de uma flanela.

Forração removível: Esta característica de forração removível significa que o forro pode ser retirado para limpeza. A forração inteira, incluindo suas laterais podem ser lavadas a mão, com sabão neutro e deixadas para secar a sombra.

Os revestimentos laterais “bochechas” desencaixam-se e encaixam-se facilmente através dos botões de pressão fixado no interior da forração e pelo lado interno das laterais – puxe-as e retire-as passando sua conta jugular pelo orifício interno da lateral;

Puxe a forração pela parte dianteira e depois a traseira soltando as presilhas redondas que se encontram na extremidade superior interior.

Para recolocar, siga o procedimento contrário encaixando as presilhas deixando a forração bem afixada junto ao isopor do capacete.

Atenção: Não use máquina de lavar ou secadora, pois podem danificar permanentemente os painéis traseiros e encaixes tornando-os inutilizáveis.

Meu capacete caiu, o que devo fazer?

O capacete é desenhado para absorver o impacto através da destruição parcial da calota e dos componentes internos. Apesar do capacete não apresentar danos visíveis, recomendamos que o substitua caso tenha sofrido uma queda, mesmo que leve.

Como funciona o sistema de proteção dos capacetes?

Os capacetes NORISK foram projetados para protegê-lo. Por suas características, parte da energia proveniente do impacto é absorvida por seus componentes, como poliestireno expandido interno (isopor), dispersando-se sobre a superfície maior do casco externo, que sofrerá destruição parcial ou total de seus componentes. Isto não é nenhum sinal de defeito, mas uma prova de que o capacete cumpriu sua função, absorvendo do choque e protegendo sua cabeça. Este capacete deve ser substituído sempre que sofrer algum tipo de impacto, mesmo que leve.

Atenção: Nenhum capacete irá proteger o usuário de todos os possíveis acidentes. Por isso, dirija com todo cuidado, respeitando as leis de trânsito e sinalização.

Os capacetes NORISK cumprem as exigências do mercado brasileiro?

Todos os capacetes são homologados pelo INMETRO, e seguem todos os padrões de exigência das normas de trânsito: NBR 7471 – Capacete para condutores e passageiros de motocicletas e similares.

Como escolher o capacete ideal?

Para garantir o máximo de segurança, é importante que seu capacete esteja bem calçado, com conforto, ou seja: não deve estar muito “largo”, pois ficará movendo-se livremente em sua cabeça, caindo sobre os olhos, prejudicando a visão, como poderá girar lateralmente durante a pilotagem.

Assegure-se de sempre que os sistemas de retenção “engate rápido” estejam corretamente enlaçados e firmes de modo a manter o capacete fixo em sua cabeça. Em caso de dúvida, antes de sair com a motocicleta, revise e assegure-se que o sistema de retenção esteja bem firme. Tal atitude visa evitar que no caso de um acidente, onde o capacete estará recebendo impacto de todos os lados e de diversas direções, que alguns desses impactos façam com que o capacete saia de sua cabeça.

O capacete deverá permitir o uso de óculo corretivo ou de sol, a viseira não deverá elevar-se acima do plano horizontal. Deverá estar fixada firmemente para dar proteção facial efetiva. A borda traseira “posterior” do capacete não deverá entrar em contato com as vertebras cervicais quando o usuário oscilar a cabeça pendendo a mesma para trás.

Se o tamanho estiver correto, permaneça com o capacete por alguns minutos e verifique se não sente dor nas zonas de pressão. Se estiver indeciso, repita as várias fases até ter certeza de que é o capacete ideal. Em caso de dúvida e em condições de igual conforto entre dois tamanhos, escolha sempre o tamanho menor.

Como prolongar a vida útil do meu capacete?

Não aproximar seu capacete de fontes de calor (temperaturas acima de 60ºC) como escapamento da motocicleta, lâmpadas acesas do tipo spot, dicroicas ou incandescentes, bem como evitar a exposição prolongada da exposição ao sol, ou dentro do automóvel fechado, isto pode causar a deformação da superfície do produto, acarretando a perda de garantia do seu capacete.

Não realizar modificação no casco do capacete por conta própria.

Não reformar o capacete com tintas ou adesivos.

Não utilizar para a limpeza de seu capacete: gasolina, hidrocarbonetos, solventes ou outros produtos químicos.

Garantia

Como funciona o processo de garantia do NORISK?

Todos os capacetes NORISK estão cobertos pela garantia contra defeito de fabricação, durante o prazo de 6 (seis) meses contados a partir da data de emissão da Nota Fiscal de Venda. Portanto, a nota fiscal é imprescindível para o atendimento.

Você deverá entrar em contato por meio do formulário “Fale Conosco”, informando a data de compra, o número do selo do INMETRO e a especificação do defeito.

O prazo máximo para resolução dos reparos é de 30 (trinta)* dias a partir da data de recebimento do mesmo pela importadora.

A garantia não é válida se os defeitos forem devido a:

  • desgaste de uso;
  • queda ou abrasão;
  • danos causados por mau uso;
  • intervenção;
  • negligência ou falta de cuidado;
  • no caso de consertos e/ou alterações efetuadas por pessoas não autorizadas.

Para agilizar seu atendimento junto a garantia, clique no modelo do seu capacete e verifique que peça apresentou problema.

FF302FF370FF389FF391

Para maiores informações entre em contato com a Garantia

Horário de atendimento: 10h às 16h de segunda-feira a sexta-feira.

E-mails de contato da Garantia: sac@brms.com.br ou sac1@brms.com.br

IMPORTANTE: A BR Motorsport, importadora oficial da NORISK no Brasil, presta garantia apenas para capacetes adquiridos em território nacional e que possuam o selo do INMETRO. Não serão aceitos capacetes NORISK importados de outros países.

*Este é o prazo máximo estipulado pelo Código de Defesa Consumidor, ainda sim, nosso objetivo é antecipar ao máximo a resolução da garantia.

Onde comprar?

Onde comprar os capacetes NORISK em minha região?

A relação dos revendedores oficiais da NORISK está disponível em nossa página Onde Comprar. Antes de dirigir-se a uma das lojas, recomendamos que ligue para verificar a disponibilidade dos modelos, tamanhos e cores.

Minha cidade não possui lojas que trabalham com NORISK.

Caso sua cidade não seja atendida na pesquisa, você pode adquirir o seu NORISK através de uma loja virtual especializada. Faça a pesquisa fora de sua cidade, pesquisando apenas pelo estado. Entre os resultados que aparecerem, haverá lojas com sites, os quais você pode consultar.

As lojas da minha cidade trabalham com NORISK, mas mesmo assim não encontro um modelo específico do capacete que preciso.

Caso não encontre o modelo de capacete sua preferência com o seu lojista, você pode solicitar para que ele faça um pedido conosco, a depender da disponibilidade em estoque.

Sou lojista e minha loja física não aparece na seção Onde Comprar.

Você pode nos encaminhar um e-mail solicitando a inclusão de sua loja física através do formulário Fale Conosco.

Sou lojista

Quero vender os capacetes NORISK em minha loja, qual é o procedimento?

Preencha o formulário na página “Fale Conosco” e escolha a opção “Empresa”. Seu contato será encaminhado ao representante de sua região para lhe fornecer todas as informações necessárias para ser um revendedor oficial NORISK

Como faço para conhecer os produtos NORISK?

Todos os produtos estão expostos em nosso site, inclusive por meio de vídeos. Mas caso sinta a necessidade de vê-los fisicamente, você pode solicitar a visita de nosso representante, caso sua cidade tenha cobertura pelo mesmo.